O testemunho de vida

Começou, então, a vida da Irmã educadora, heróica na monótona fadiga do dia a dia, na observância regular que a levou, através de um exercício humilde e ininterrupto, às virtudes cristãs; à única e verdadeira realização da existência humana - a santidade. O campo de seu fecundo apostolado foram os Colégios de Cernusco, Milão, Via Amedei, Genova e, durante as férias de outono, Chambéry, na Savoia. Por fim Milão, na então casa geral de Via Quadronno.

A perfeita obediência de Irmã Marianna Sala não se manifestou só no acolhimento dócil dessas transferências, mas também na total dependência das Superioras e das coirmãs - parecia haver feito voto de obediência a todas as Irmãs, disse uma testemunha, e era disponível às alunas e aos que dela se aproximavam.

Chambéry (Savoia-FR). Castelo dos Duques de Savóia.

«Vou já» - é a expressão de sua vida votada ao serviço. Um «vou já» que a levava a interromper até as mais importantes de suas ocupações, até as lições escrupulosamente preparadas, que não lhe deixava espaço nem para prolongados encontros com Cristo, ardente desejo de sua alma contemplativa.

Com aquele «Vou já» irmã Marianna Sala responder seu «sim» amoroso a Deus na humildade e na pobreza de quem deu tudo.

Tinha sempre consigo o Senhor: vivia sempre da presença de Deus, como do ar que se respira.

Percebiam-no também as alunas, quando ouviam em classe suas explicações, sempre marcadas por um profundo espirito de fé, que lhes atraiam a atenção e as comoviam, quando dela se aproximavam, na capela, no tempo das orações comunitárias; quando a viam passar, solicita pelos corredores do Colégio, preocupada com suas inúmeras incumbências ou quando a viam ajoelhada ao lado da cama nos últimos colóquios com Jesus Crucificado.

É uma Irmã extraordinária, diziam entre si;

É uma santa, ousavam afirmar alguns, naturalmente, depois de lhe haver notado a santidade, pondo-lhe à prova a paciência, a firmeza, a mansidão, a inexaurível capacidade de compreensão, de confiança, de esperança de amor, como costumam fazer as adolescentes de todos os tempos com professores e educadores. Irmã Marianna teve esses dons de verdadeira educadora, porque foi mansa na sua forte personalidade. E, dos mansos, teve a violência: a que conquista o reino.