Aluna das Marcelinas

Os pais de Marianna, conscientes da responsabilidade com relação aos filhos, ao mesmo tempo que, com o exemplo de urna vida integralmente cristã, preparavam os cidadãos da cidade celeste, olhavam com sábia providência os caminhos difíceis da cidade terrena, e eram abertos às conquistas do progresso, rico de novidades, na metade do seculo XIX.

Corria em Brivio a fama da recente fundação de um Instituto feminino - o das Marcelinas, aberto em Cernusco sul Naviglio, em 1838, pelo diretor espiritual do Seminário, o beato Luiz Biraghi.

Cernusco sul Naviglio (Milão) primeiro Colégiodas Marcelinas

Objetivo do Instituto: educar, à luz da fé cristã, segundo programas sólidos de ensino, sem deixar de lado as atividades domésticas, as jovens de urna burguesia que se firmava, irreversivelmente, na vida civil.

Obtendo, imediatamente, amplo consentimento, as Marcelinas abriram em 1841, um segundo Colégio em Vimercate, na baixa Brianza.

Neste Colégio, Giovanni Maria Sala quis que suas filhas mais aptas, Marianna (1842), em seguida Genoveffa e Lúcia, completassem seus estudos.

Marianna distinguiu-se como aluna exemplar e em 1846 conseguiu, com ótimos resultados, o diploma de professora primária