Introdução

«Nesse momento, diante do Senhor, correu um vento impetuoso e forte que fendia as montanhas e quebrava as rochas; mas o Senhor não estava naquele vento; ascendeu-se um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se uma voz calma e suave. E Deus estava nesta voz doce e serena». (1a R. 19,11-13)

O estilo de santidade de Ir. Marianna Sala nos sugere aquela voz calma e serena, na qual Deus estava presente. Para atingirmos tais alturas, para nos elevarmos a um alto nível espiritual, devemos começar pelos fundamentos da humildade. E, com humildade e confiança, irmos a Deus, que tudo pode! Eis a mensagem que Ir. Marianna Sala nos transmite com sua vida: um hino a Deus, urna oração contínua e um mergulho no mistério de Cristo que conheceu a humildade do sepulcro; um caminhar confiante, na certeza de ser amada por Deus, enquanto todo o seu ser possuía o Amor e cantava o Amor.

Ir. Marianna deu o máximo de si, na observância religiosa e no apostolado, com um incomparável espírito de sacrifício, fazendo brilhar, porém sempre escondida, todos os dons da inteligência com que o Senhor a dotara, tornando-se educadora de valor. As alunas, ela deu não só a ciência necessária, num tempo em que a mulher se conservava afastada da cultura, mas deu também a sabedoria e o temor de Deus.

Sem ostensiva tomada de partido, trabalhou sabiamente pela promoção da mulher, procurando dar-lhe urna cultura adequada e urna piedade baseada em seguros conhecimentos teológicos.

Entre as alunas que deram testemunho dela, houve urna, Giuditta Alghisi, depois Montini, que foi a mãe de Paulo VI. Isto nos faz pensar no trabalho silencioso, porém grande, que as santas mães tiveram na formação de seus filhos. Ao lado das mães, as educadoras.

Card. Pietro Palazzini