Os primeiros anos

As margens do rio Adda

Em Brivio, antigo subúrbio da alta Brianza, às margens do rio Adda, no território de Lecco, no dia 21 de abril de 1829, nasceu Maria Anna, a quinta de 8 filhos de Giovanni Maria Sala e Giovannina Comi.

Seu pai, homem de grande fé e trabalhador, comerciante de madeiras, possuía, no centro da cidade, urna casa cômoda, com entrada ampla, um pátio vasto e barulhento.

Nesta casa, Marianna nasceu e cresceu, como seus irmãos, no afeto do lar, num clima de paz e serenidade, alicerçada na fidelidade às tradições cristãs da numerosa família bem inserida na comunidade paroquial onde Giovanni Sala era sábio e prudente colaborador.

Brivio (Lecco) Casa dos Sala,
onde Maria Anna nasceu.

Marianna foi levada à pia batismal, na paróquia vizinha, no dia do seu nascimento e ai recebeu aquele germe de vida divina, que amadureceu nela em fruto de santidade.

Na sua infância pura e simples, alimentou sua profunda piedade, com assíduo estudo das verdades da fé, sempre presentes em sua lúcida inteligência.

Particularmente caro à devoção de Marianna, quando criança, foi um pequeno santuário, oratório de São Leonardo, um pouco fora da cidade, onde se venerava urna imagem de Nossa Senhora, diante da qual os moradores de Brivio levavam as suas dores, as suas lágrimas, recébendo o conforto da esperança cristã e, não raro, graças importantes.

Diante desta imagem, Marianna e uma de suas irmãs se prostraram numa ardente prece, num momento de grande dor para o seu coração de criança: a enfermidade da mãe.

Enquanto as crianças rezavam - como mostra um quadro votivo da família Sala - a enferma se sentiu curada, com intima certeza de haver visto junto a si a Virgem Maria, abençoando-a.