Indietro | Home | Avanti

ENCONTRO DAS JOVENS PROFESSAS

“O mundo será salvo pela beleza da Fraternidade”

O Encontro das Jovens Professas teve início com o retiro da Comunidade do Rio de Janeiro, realizado nos dia 13 à 18 de julho no Sumaré. O retiro foi dirigido pelo Pe. Spencer (Jesuíta), que nos conduziu a um encontro mais profundo com Jesus através de Maria. Percorremos um longo caminho com nossa querida Mãe. Estivemos com Ela quando o Anjo anunciou que seria a mãe do Salvador. Fomos a Belém e, na fria madrugada ajudamos a cuidar do Deus-menino que nascia, trazendo a todos a Salvação. Caminhamos até Jerusalém, para apresentar Jesus no templo, cumprindo assim a Lei de Moisés.

Sofremos com Maria e José a angústia da perda. Procuramos Jesus e o encontramos no Templo, ocupando-se das coisas do Pai. Estivemos presentes em Caná, participando da festa , no desejo de que também os nossos “odres” se renovem para acolhermos o bom vinho e experimentarmos a verdadeira alegria que vem do Senhor Subimos até o Calvário e, junto com Maria, ao pé da Cruz, no silêncio eloqüente da noite, adoramos a nosso Redentor que surgiria depois, glorioso, para nos mostrar que a morte não tem poder sobre a vida

Redescobrimos em Maria a nossa feminilidade, o grande dom de sermos mulheres, mulheres consagradas a um Deus que caminha conosco, que se apaixona e se deixa apaixonar. Sentimos o toque delicado de Deus que nos quer mulheres felizes, simples, descomplicadas; porém, corajosas, decididas e destemidas, capazes de “fazer tudo o que Ele disser”.

Continuamos o Encontro no Colégio, nos dias 19, 20, 21 e 22 . Estiveram presentes doze Irmãs das diversas comunidades e a Superiora Marimena, que com muita alegria e disponibilidade acompanhou cada momento com sua maternal estima. Refletimos sobre o livro do padre Cabra “Por uma vida Fraterna”. Mais do que estudo, foi um confronto com a nossa realidade, questionando-nos a cada momento sobre a qualidade da nossa vida fraterna e cuidado que devemos ter com o nosso “vivere insieme”, tão sonhado e desejado pelo nosso Fundador.

Foram dias de intensa e profunda meditação sobre a Vida Fraterna que, enlaçada pelas virtudes teologais e impulsionada pelas virtudes cardeais, levaram-nos a um novo encantamento pela fraternidade.

Fomos chamadas por Deus a este Instituto para o ideal da “perfeita comunidade evangélica”, devemos portanto, assim viver, percebendo as evoluções que acontecem por meio das inúmeras mudanças do nosso mundo atual e que influenciam direta e indiretamente o ideal da fraternidade. São verdades antigas, porém sempre novas; por isso, mereceu uma especial atenção por parte da nossa Congregação na pessoa da Superiora Marimena, que deseja ver em nós o entusiasmo pela realidade do espírito de família. Além das reflexões, tivemos momentos fortes de partilha e de oração pessoal e comunitária, onde, diante do “Ágape Divino”, buscávamos inspiração e força para vivermos os nossos propósitos, na certeza de que a “fraternidade é dom do Espírito Santo”, e que é este mesmo Espírito que nos capacita para amarmos a Deus e aos irmãos.

Vivemos num tempo de ESPERANÇA, por isso retornamos para as nossas comunidades mais fortalecidas e desejosas de vivermos a verdadeira CARIDADE, alicerçadas na que nos une a Cristo e em Cristo.

Por tudo, demos glórias a Deus!

Nossa gratidão a querida comunidade do Rio de Janeiro que sempre abre suas portas e seu coração para acolher a todas com carinho e alegria.

Ir. Vânia Maria, Ir. Luciene, Ir. Roseli Stein, Ir. Ádria, Ir. Vânia Heloisa, Ir. Roseni, Ir. Teresa, Ir. Cacilda, Ir. Roseli Hart, Ir. Jovelina, Ir. Alenita, Ir. Salete.