Indietro | Home | Avanti

REVIVIFICAÇÃO

Cambuquira, 1 a 10 de julho de 2004.

“Que a chama do ideal não se apague jamais!”

Queridas Irmãs,

Navegar é preciso, mas apontar se faz sempre necessário! E assim aconteceu!

Depois de alguns anos de caminhada na vida religiosa Marcelina, tivemos um tempo maravilhoso de graça, de encontro, de esperança, de partilha profunda da vida; um tempo de parada para que, juntas, como verdadeiras Irmãs, pudéssemos ver a nossa situação real. Como me vejo? Como estou? Como sou? E assim nos encontramos entre a fragilidade da própria humanidade e a força da graça atuando em nós; Irmãs capazes de partir de Cristo para renovar o primeiro Amor, centelha inspiradora de nosso seguimento.

Sem dúvida, neste tempo de graça escondia-se um autêntico apelo do Espírito Santo, que nos impulsionava a redescobrir a riqueza e as potencialidades de nossa vida e a retomar, com vigor, um caminho de conversão e de renovação.

Nos primeiros dias em Cambuquira, além de muito sol, acolhimento e tranqüilidade , dedicamo-nos, com orientação da Sup. Marimena, aprofundar e a partilhar os pontos das Constituições e Normas referente à revivificação, alguns pontos do Documento “Partir de Cristo”, que nos convidava a reencontrar o sentido e a qualidade da nossa Vida Consagrada. Em seguida, recebemos o resultado do empenhativo trabalho realizado em dezembro de 2003, em Milão, no Primeiro Congresso das Jovens Marcelinas e trocamos experiências a partir deste documento que será entregue às Irmãs Capitulares. Em nosso último dia de encontro, antes de iniciarmos o retiro, refletimos sobre alguns pontos essenciais do livro “A vida fraterna” de Pe. Cabra. Com certeza as reflexões deste dia nos encheram de esperança de profundo entusiasmo porque a estrada é luminosa e nos mostra por onde caminhar.

Iniciamos assim, com o coração aberto e feliz, no dia 5, nosso tão esperado retiro com Pe. Pepe, homem de Deus!

Nestes dias fomos “conduzidas ao deserto e Deus falou profundamente ao nosso coração” (Os 2, 16). Não precisávamos tanto de palavras, mas de vida, de intimidade, de encontro verdadeiro... precisávamos contemplar terna e amorosamente a beleza divina com coração puro e simples. E assim aconteceu!

Experiências como estas nos fazem sentir quanto é belo “ser de Deus” porque este é o nosso lugar no mundo dos homens!

Imensamente agradecidas a Deus e a Congregação por este tempo maravilhoso de graça, seguimos, na certeza de que Ele vai à nossa frente, abrindo caminhos, orientando passos, guardando o coração.

Unidas em oração!

Irmãs Revivificandas – 2004

Ir. Maria Aparecida Matias de Oliveira, Ir. Deuceli M. Kwiatkovski, Ir. Sônia Maria de Souza, Ir. Maria Bárbara Geraldo, Ir. Monique Marie Marthe Bourget, Ir. Maria de Lourdes Javarro, Ir. Maria Salete Rossi, Ir. Marilene Biassio de Oliveira, Ir. Lourdes Fraron, Ir. Marta Ross de Melo, Ir. Marcilene Penha de Oliveira, Ir. Marizete Habowski, Ir. Beatriz Piccinin, Ir. Rosane Ghedin, Ir. Élzina Cássia Vasconcelos.

Orientação: Sup. Marimena Pedone